Image Map


30/12/2017

Meu Bullet Journal para 2018!

30/12/2017

Mais um ano chegando e com ele aquela ideia de renovação, de novas metas e mudanças. Está sempre na lista de desejos de todo mundo: ser mais organizado(a) no ano que vem! Daí você compra uma agenda e falha já no primeiro mês de uso. Alguém se identifica? Espero que não muitas pessoas, pois hoje em dia há diversos métodos de organização para facilitar a sua vida.

Um deles é o Bullet Journal, que nada mais é que um diário em tópicos, totalmente personalizável, para ser construído de forma funcional e que se adeque as suas necessidades.



Esse caderninho acima é o que utilizarei como Bullet Journal em 2018. Ele faz parte do Planner A.Craft, é um bloco pontilhado de folhas amareladas, ideal para montar o bujo. Eu já fiz as principais categorias para começar o ano planejando e vim mostrá-las em detalhes pra vocês. 


Key - Legenda

Na primeira página, ao abrir o caderno, eu fiz uma colagem com diferentes washi tapes e post-its e nela está a minha legenda (ou Key) com os símbolos e divisão de cores que costumo utilizar. 

Eu fiz uma legenda funcional, em formato de aba (é mais fácil de visualizar no vídeo) para ser visualizada em qualquer página do Bullet Journal ou Planner ao longo do uso.


Índice / Index


Logo após vem o meu índice, com a localização de todas as páginas/categorias que vou criando, para não me perder. 


Calendário e Future Log 


Essa, sem dúvidas, é uma das minhas páginas favoritas. Não pelo uso em si, mas pelo resultado final. Ela foi inspirada em várias coisas do Pinterest que salvei antes de montar o bujo. Na primeira parte está o calendário do ano de 2018, para ter uma visão geral. Abaixo tem uma legenda que vou marcando os dias de acordo com as cores. 

Do outro lado está o Future Log, um espaço para anotar as datas importantes do ano, como aniversários, eventos, viagens, etc.


Metas, Goals, Sonhos, Bucket List


Na primeira página eu fiz um bolso (amarelo, escrito "Seria meu Sonho?" com um recorte de revista/catálogo e dentro dele guardei o meu mapa dos sonhos. Fiz um lettering com uma frase motivacional para decorar e abaixo deixei colado três "mantras" que quero repetir e praticar neste ano.

Na segunda folha está uma lista de 18 coisas para fazer em 2018. Não são necessariamente metas, sonhos, nem nada muito grande, mas 18 coisas que me propus a realizar este ano.


How do I fell?, Year in Pixel, Fellings, Mood Tracker


Essa sim é a minha página favorita no quesito funcionalidade. Ela funciona como um controle de emoções diário, para você monitorar como se sentiu ao longo do ano inteirinho. Cada cor representa um sentimento/estado e dai você vai preenchendo na tabela ao lado, diariamente. 

Coloquei uma frase motivacional embaixo, para lembrar que tudo passa! Acima, copiei do Pinterest a ideia de usar o nome original do filme Divertidamente, que significa algo como "de dentro pra fora".

Pode parecer bobo, mas eu sou apaixonada por esta página desde que, analisando a que a minha amiga fez no ano passado, percebemos emoções que se repetem de acordo com o dia do mês, ou final de semestre por exemplo. Achei uma ótima forma de você se monitorar, para autoconhecimento e mudança de hábitos. 


Gratitude Log


Na página anterior há sentimentos bons e outros nem tantos, já nessa próxima a ideia é registrar coisas boas, coisas pelas quais serei grata ao longo do ano. Não dá pra perceber, mas há um quadrado perfeito em volta do que está escrito no meio. A ideia é preencher a página inteira, por fora dele, com palavras, frases, momentos que me fizerem feliz.


Controle financeiro anual


Deixei para preencher essa página depois, por que ainda não cheguei a pensar matematicamente sobre ela. A ideia aqui é fazer um "orçamento" para planejamento financeiro anual, com meus ganhos e despesas fixas, uma divisão dos ganhos em porcentagem (conhecido como método dos potes) e também minhas metas financeiras para este ano.

No outro lado tem um potinho desenhado que será preenchido a cada mês que eu depositar um valor X (eu ainda  não cheguei num número) na poupança. 


Wishlist - Quero x Preciso 


Essa "categoria" já me acompanha desde o meu caderninho de organização. É um jeito de anotar tudo que você tem que comprar, mas dividindo em "quero" ou "preciso", para evitar gastos desnecessários e investir no que realmente precisa e também para saber o que você "quer" quando sobra aquele dinheirinho.

Por enquanto é só! Essas foram as primeiras páginas criadas no meu Bullet Journal. O planejamento mensal/semanal/diário eu farei no bloco não datado do planner da A.Craft e com certeza criarei novas páginas ao longo do ano, a medida que for experimentando minha nova rotina de 2018. Me sigam no instagram e no Pinterest para acompanhar as novidades.

ignorem os tremidos, uma das metas para 2018 é dominar o lettering de uma vez por todas.

Espero que tenham gostado e que esse post sirva para inspirá-los na confecção de um Bullet Journal, Planner ou o método de organização que preferirem. Me contem nos comentários quais métodos já testara, quais funcionam com vocês e se utilizam o bullet journal, quais páginas vocês criaram? Um super beijo e até a próxima!



Me acompanhe nas redes sociais, curta e inscreva-se ♥

9 comentários:

  1. Very useful! Thanks for sharing!
    My blog: https://www.vintage-retro.com/

    ResponderExcluir
  2. Gosto do seu blog e do seu vídeo! Acho que você deveria comprar mais curtidas para o seu vídeo neste site https://viplikes.pt/

    ResponderExcluir
  3. Wow! It is a completely different topic. Great choice of Topic! You can apply for a Turkey visa online. You can get your Turkey Visa in just 1 hour by selecting the express processing type. It only takes 5 minutes to apply for an electronic visa Turkey. Apply Online.

    ResponderExcluir
  4. You have an excellent blog and I have truly enjoyed browsing through your posts. Through the online tracking system, tracking and securing the India tourist visa US citizens has become very convenient.

    ResponderExcluir
  5. Hello, I wanted to write a little Info related to Visa. Are you interested in traveling to any country? Yes, you can apply visa online. You can fill out your visa application form online within 5 to 10 minutes via our Visacent website. We offer visas to citizens of over 190 countries. You can read more info about visas via our website.

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante para mim e para outros leitores. Críticas construtivas são bem vindas!
Todos os comentários são respondidos, caso deixe alguma pergunta nos comentários marque a caixinha "notifique-me" ou volte ao post para conferir.

*NÃO FAÇA SPAM! (Segue, sdv! Participe dos meus sorteios, etc...)
*Comentários e visitas são retribuídos aos finais de semana (exceto SPAM).