Image Map


19/03/2014

Como customizar um caderno + imagens para capas.

19/03/2014
Olá meninas, tudo bem? Recentemente postei no instagram (@butecoparagarotas, segue lá?) fotos dos cadernos que customizei para o meu segundo período na faculdade. Customizar a capa dos cadernos é uma ótima saída para quem quer deixa-lo a sua cara, gastando pouco. 

Dá um trabalhão fazer (bem feito), mas o resultado é lindo e compensa muito. Preparei um tutorial rapidinho para quem quiser tentar fazer em casa e deixarei algumas imagens no final do post para salvarem ok? 
Primeiro vamos aos materiais, você vai precisar de:

-Caderno
-Imagens impressas ou recortes (vou explicar como imprimir, jajá)
-Cola (de preferências em bastão)
-Papel Contact 
-Alicate
-Tesoura
-Paninho/Flanela

  • Na hora de imprimir a imagem, selecione o modo "folha inteira" e "ajustar imagem na folha" para que ela fique o maior tamanho possível. Essas duas opções aparecem na hora que você for selecionar as preferências de impressão.
  • A flanela serve para aplicar o papel contact sem bolhas. Treine com pedaços menores de papel contact antes em folhas comuns para não ter erro na hora de fazer no caderno.


  1. Desenrole a pontinha do espiral com um alicate de forma que fique igual ao resto do arame.
  2. Retire o espiral do caderno.
  3. Separe as folhas das capas e reserve-as para não bagunça-las.
  4. Com a cola em bastão, cole a imagem impressa na capa inteira e cole as bordas no interior da capa.
  5. OPCIONAL: Cole uma folha em branco ou com alguma outra imagem/texto na parte interior para cobrir as bordas da imagem que ficaram dobradas.
  6. Aplique o papel contact deixando +/-1cm de cada lado para dobrar. Para aplicar vá colando aos poucos e passando a flanela para não formar bolhas. (como película de celular, sabe?)
  7. Dobre o que sobrou para dentro, isso vai evitar que o papel solte com facilidade.
  8. Faça os furos por onde o arame irá passar com uma tesoura, tendo como base os furos já existentes da capa.
  9. Junte as duas capas e as folhas e coloque o espiral de volta no caderno.
UPDATE! Como muitos ficaram com dúvida em relação aos furos da capa, eu resolvi mostrar em vídeo como foi que eu fiz! Aperta o play:



E ai meninas, gostaram? Cansa kk mas eu AMEI meus cadernos personalizados. Comentem!

Imagens para capas de caderno

 //clique na imagem para abrir e salvar no tamanho original.








Já curtiu?

86 comentários:

  1. Eu amo fazer isto com os meu cadernos ♥
    E concordo, o trabalho vale super a pena.
    Beeeeijos - Blog Sempre Linda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha eu nunca havia feito desta forma e amei o resultado flor. haha é um trabalhao (não vou mentir), mas é super válido. beijos

      Excluir
    2. Oi Allyne qual e o programa q vc utiliza no pc para edicao das imagens msm?

      Excluir
    3. Oi Allyne qual e o programa q vc utiliza no pc para edicao das imagens msm?

      Excluir
  2. Da para usar em cadernos do ano anterior.
    Amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erika é uma boa ideia para reaproveitar cadernos do ano anterior. Os meus sempre sobravam folhas ou quando chegava na metade do ano ainda tinha o suficiente mas eu queria outro só pra ser "novo", sabe? haha

      Excluir
  3. Amo customizar minhas coisas *_* Beijos!
    www.dicamineira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também amo Daiane, dá um orgulho quando alguém pergunta e eu falo que fui eu quem fiz sabe? haha beijos

      Excluir
  4. Ficou hiper lindo, tbm amo customização, fiz uma agenda há algum tempo usando a mesma técnica, parabéns pelo capricho!
    bjs
    blogbyatelier.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah que legal Anna, eu já havia customizado algumas coisas mas nunca havia usado esse técnica. amei o resultado fica com um acabamento super profissional né? beijos!

      Excluir
  5. Eu fiquei encantada desde o dia que você postou no instagram.
    Tentei fazer algo parecido uma vez, mas não tirei o espiral e ficou feio rs.
    Já salvei duas imagens, e no próximo período da faculdade irei fazer assim.
    Beijo! :*

    Amor por Vidrinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz sem tirar o espiral, para testar a aplicação do papel contact e realmente nao fica tao bom assim kkkk faz e depois me manda foto. bjs

      Excluir
  6. O meu eu fiz da Lady Gaga que não é nem uma novidade!

    Blog Wondermarcelo
    http://www.wondermarcelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. AAAAAAAAAAAAAAI que saudade de ter cadeeeeeeeeeeeernos! Menina essa ideia é "supimpa" vou fazer um coma logo do blog depois da reforma. Depois uma agenda, mais cadernos, mais agendas... Se brincar saio até vendendo! Tá bom, parei. Eu empolgada sou um perigo para tooda a sociedade, mas falando serio, amei a ideia Aly, é original e útil. Eu estava ficando doida de tanto esperar por esse post, agora tô doida pra fazer, só falta tido providenciar tudo!
    Beijos da Cássia :*
    Fique com Deus!
    Instagram: @nosolhos
    www.nosolhosdequemviu.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk mas eu sou assim também Ca.
      personalizei uma caderneta que tenho do blog, personalizei os caderno dazamigas haha tô fazendo tudo até acabar o papel contato. beijos

      Excluir
  8. E tome-lhe erros de português! --' Releva! <3

    ResponderExcluir
  9. Ficaram lindos os cadernos! Tenho capacidade nenhuma pra fazer isso ahiuHOAIUHouhao
    BEIJOS
    http://www.sarahcadosh.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk que bom que gostou Sarah. menina, foi tão fácil kk beijos

      Excluir
  10. Menina, você é super criativa, amei sua ideia.

    CONCORRA A UM KIT DE SILICON MIX, UM KIT DE CRECEPELE OU 30% DE DESCONTO NA LOJA SILICOMANIA MAX: http://bit.ly/1cfg5LF

    ResponderExcluir
  11. Na minha época de colégio fiz isso com meus cadernos. Na época era fã dos Backstreet Boys e todas as meninas me perguntavam onde eu tinha comprado meus cadernos! Hahahaha
    Mas eu não tirava o espiral não... Apesar de ficar muito mais bonito assim, eu colava só até o limite dele ali... rsrs
    Ficaram lindooos os seus, flor!

    Beijão!!!

    www.BORBOLETAGLAM.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também já aconteceu comigo Luh kk e dá um orgulho danado dizer "eu quem fiz" né? bjs ♥

      Excluir
  12. Adorei a ideia!Agora você pode acompanhar o blog Meu estilo também pelo Google + é só clicar em “ adicionar a”
    O blog está com post novo lá,confere ?
    http://meuestiloe.blogspot.com.br/
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. A nossa Amei os cadernos decorados !! Amei muito ! *---*
    Blog:cantinhodaewelyn.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Ótimas ideias para personalizar os cadernos! Adorei! Os que você fez ficaram lindos! :D
    Boa dica para volta às aulas :D
    Beijoss
    www.luanatrin.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As minhas "voltas as aulas" são semana que vem lu, por isso só fiz/mostrei agora.
      que bom que gostou, fico feliz. beijos ♥

      Excluir
  15. Que criatividade! Alynne amei as dicas e sugestões de capa, incrível mesmo, lindos, beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaah que bom que gostou Deh, fiz as minhas e de uma amiga e deixei essas como sugestão haha bjs ♥

      Excluir
  16. Sou horrível em customização! E tenho preguiça, também! Mas, seus cadernos ficaram tão lindos que eu amei!
    E deu vontade de fazer, viu?
    beijinhos ♥
    www.momentosassim.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk faaaz Ellen! E me manda foto depois. haha demora um pouco mas o resultado é tão lindo.
      beijos

      Excluir
  17. Ficaram muito lindos Lynne, arrasou!!!

    Se empolgou tb, não foi???

    Vai entrar no 2º período arrasando!!

    Beijoss
    http://www.amandarangel.com

    ResponderExcluir
  18. Mas tem como fazer essa customização naqueles cadernos que não são de arame (esqueci o nome)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, mas no lugar de você fazer todo o processo de tirar o arame irá apenas colar as imagens e passar contact nele todo de uma só vez (frente e verso) beijos!

      Excluir
  19. Ei Alynne! Adorei o tutorial.. Mas tenho uma dúvida, como vou fazer os furinhos na folha para colocar o arame?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cola a folha primeiro e o papel contact, depois fure com uma tesoura

      Excluir
    2. bom haha a pergunta já foi respondida e é isso mesmo.. Cola o contact e depois faz o furo com a tesoura. beijos

      Excluir
  20. Jamille Mayara16 janeiro, 2015

    Alynne eu ♥ seus cadernos , mas fiquei com dúvida pra imprimir com os furinhos por causa do espiral :'( como é que faz? Vai começar minhas aulas e queria saber! (♥)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamille, acho que tirei a duvida no vídeo. Atualizei o post com ele. Bjs

      Excluir
    2. Jamille Mayara26 janeiro, 2015

      Sim acabei vendo um dia desses o video mt bem explicado obrigada por responder bjs ♡★♧

      Excluir
  21. Giovanna Motta18 janeiro, 2015

    amei o post!!!! dá um trabalhão mais vale muito a pena bjs ;)

    ResponderExcluir
  22. como fazer pra pegar aquela foto da menininha sentada com o pc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Basta colocar no Google "meninas para cabeçalho" ou "imagens para cabecalho png"

      Excluir
  23. Não estou conseguido tirar o arame :/ uma ajudinha ? hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem que pegar um alicate para desentortar a parte que prende o arame, e depois de deixar igual o resto é só ir girando que ele vai saindo do caderno

      Excluir
  24. Não estou conseguido tirar o arame :/ uma ajudinha ? hahaha

    ResponderExcluir
  25. gnt alguém me dá uma ajudinha?
    poderiam me informar o preço do papel contact.
    É que aqui onde eu moro é difícil pra informar e eu
    preciso mesmo saber.
    :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, aqui em Recife paguei R$7,00 num rolo. (Deu para fazer mais de 3 cadernos)

      Excluir
  26. Oi, então, na primeira foto onde está escrito "customizando o caderno" tem várias outros caderno com capas diferentes das que voce colocou aqui. Aqueles cadernos são seus mesmo, ou você pegou a foto da internet? Por que eu gostei do caderno com a capa do filtro dos sonhos e queria saber se você tem a foto e se poderia postar aqui. Bjs, e adorei seu vídeo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A imagem é minha sim! Vou disponibilizar as imagens no post ok? To pelo celular, jajá atualizo.

      Excluir
  27. Oi, como faço pra fazer as linhas no photoscape? nao consegui :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu fiz as minhas usando vários pontos ".............." ou você pode fazer pela "linha / traço" que o photoscape disponibiliza. bjs

      Excluir
  28. Oie,

    Ai eu fiquei louca com esses cadernos, eu nem sei o que ia comprar pra mim, então depois do post já sei o que vou fazer hahah muito obrigada, eu salvei três imagens mas acho que só vou usar o de Acede, eu salvei outras imagens pra fazer em outros cadernos aiaii são muito lindos.

    Mayla

    ResponderExcluir
  29. Adoooorei as capas! Já estou fazendo a minha de filtro dos sonhos! Obrigada por compartilhar sua criatividade! :)

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. eu percebi que a capa de ACÉDE que está no seu caderno tem umas coisinhas escritas tipo "tó com sono" "que aula é agora?" e a que você disponibilizou está lisa... você não teria essa com as coisinhas escritas pra disponibilizar não :/ obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu atualizei o post com a capa nova e outras que usei no caderno da minha amiga! bjs

      Excluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Nossa , amei ficou tudo muito lindo minha agenda e meu caderno muito obrigado adorei <3

    ResponderExcluir
  34. oi!!! queria saber onde tu encontrou imagens tão bonitas para usar de capa de caderno, bks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei no Google e algumas eu mesma quem fiz.

      Excluir
  35. OLá, gostaria de saber onde faço as montagens, em qual programa, no Word, etc..?

    ResponderExcluir
  36. Como você fez para colocar Terapia Ocupacional na Capa???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usando o photoscape! Você pega essa imagem que eu fiz com "ok ok" pinta as nuvens onde tem algo escrito de preto/branco e depois adiciona o texto que quiser por cima.

      Excluir
  37. oi Alynne! amei... mais só tenho uma duvida, o enfeite que voce colocou na folha de linha, você pode postar?

    ResponderExcluir
  38. Alynne queria uma capa com algo relacionado a vestibular, passar no vestibular, na cor rosa.Teria como vc fazer? Por favoor! bjss

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. oi alynne eu gostava de fazer um caderninho parecido com o seu mas não consigo achar as suas imagens, será possivel por aquelas páginas de divisão aqui (inbox, blog, faculdade,metas...) bjs obg

    ResponderExcluir
  42. Oi Alynne !! Eu fiz o meu caderno!! Amei seu trabalho e incrível!!

    ResponderExcluir
  43. Oi Alynne !! Eu fiz o meu caderno!! Amei seu trabalho e incrível!!

    ResponderExcluir
  44. oiii quero customizar os meus cadernos e amei suas ideias e dicas ... gostaria q me mandasse o link da foto da capa de bigodinho desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  45. Poderia haver mais imagens 😐😔

    ResponderExcluir
  46. Alynne Wanderley... Posta mais imagens ou passa qual o programa que vc usa...
    Pfvv...

    ResponderExcluir
  47. Alynne Wanderley... Posta mais imagens ou passa qual o programa que vc usa...
    Pfvv...

    ResponderExcluir
  48. Alynee , qual font tu usou no Okay ? Okay ! _ ?

    ResponderExcluir
  49. Poço pegar um caderno de desenho, personalizar a capa e decorar todas as paginas imagine o charme que vai ficar. e um boa ideia. vou tentar

    ResponderExcluir
  50. Oiee, adorei muito suas personalizações. Você usa papel contact transparente né ?

    ResponderExcluir
  51. BOm dia, faço a publicação em meu face porém não consigo baixar o arquivo. Será que ele não está mais disponivel? Meu email é ottmann@gmail.com

    ResponderExcluir

Gostou do post? Deixe seu comentário! Sua opinião é muito importante para mim e para outros leitores. Críticas construtivas são bem vindas!
Todos os comentários são respondidos, caso deixe alguma pergunta nos comentários marque a caixinha "notifique-me" ou volte ao post para conferir.

*NÃO FAÇA SPAM! (Segue, sdv! Participe dos meus sorteios, etc...)
*Comentários e visitas são retribuídos aos finais de semana (exceto SPAM).